quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Crioscopia e o sorvete

Crioscopia é o estudo da redução de temperatura de solidificação de um líquido puro causada  pela adição de um soluto não volátil. Ou seja, se compararmos  o ponto de congelamento da água pura com o da água poluída, iremos chegar a seguinte conclusão: O ponto de congelamento da água pura é inferior pois na água poluída, há partículas não voláteis, o que dificulta o seu congelamento.  




                           Fazendo sorvete sem freezer e em 5 minutos...

Você vai precisar de:  uma solução (a base de água ou leite) de sua preferência, cubos de gelo, 6 colheres (sopa) de sal, um saco de 0,5 litro e outro de outro de 1 litro.

Peparando...

Despeje a solução (o suco, leite com achocolatado, leite com essência de baunilha ou qualquer outra que preferir) em um saco de 0,5 litro. Coloque o cubos de gelo e o sal no saco de 1 litro. Insira o saco de 0,5 litro no saco de 1 litro, fechando-o muito bem. Agite-os por 5 minutos. Protegendo suas mãos, retire o saco de 0,5 litro do outro e, em seguida, despeje no recipiente de sua preferência e "bon appétit"!

*Explicando o que acontece: É bem simples! O sal (soluto não volátil) irá reduzir a temperatura de solidificação do líquido. Ao adicioná-lo ao gelo, a temperatura do mesmo irá cair de 0ºC para – 20°C fazendo com que, ao entrar em contato com o líquido, fará com que este congele fácil e rapidamente. 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário