segunda-feira, 14 de maio de 2012

Patinando no gelo

A leveza nos movimentos é algo bem visível ao vermos alguém patinando no gelo. Sabemos que as pistas de patinaçao são formadas por água conseglada (gelo), mas por que este se torna tão escorregadio? Será que ali só tem água sólida? Primeiro, vamos observar os possíveis estados da água: 


Sólido (GELO): É quando os átomos das moléculas que constituem a matéria (água) estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos.


Liquido (ÁGUA LÍQUIDA): Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersos, em relação à mesma matéria no estado sólido. Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode variar.
 
Gasoso (VAPOR): Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável.



Agora, sabendo diferenciar os estados da água, iremos respdonder ás perguntas. De fato, ao patirnarmos no gelo não há presença apenas de água no seu estado sólido (gelo), existe também água líquida e esta se encontra na superfície do gelo. Mas por quê ela esta ali? Sua presenca de deve á pressão exercida pelas lâminas dos patins provocando então a fusão do gelo. Esta camada líquida torna a pista mais escorregadia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário